CBOT A CADA 2 (DOIS) ANOS
A imensa maioria dos Ortopedistas prefeririam que o CBOT acontecesse a cada 2 (dois) anos. Durante o último Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, tivemos menos da metade de participantes que, normalmente, frequentam o evento.
Poderíamos adotar critérios mais eficientes para escolher as cidades que, realmente, possuem condições de receber um evento da magnitude do CBOT. A preferência desta grande maioria (a cada 2 anos) explica-se no fato de termos a alternância entre o CBOT nos anos pares e os Congressos da Especialidade nos ímpares, tornando muito mais produtivo o aproveitamento científico dos eventos.
A SBOT argumenta que precisa do dinheiro dos stands no congresso como Receita recorrente. Porém, conversando com os laboratórios e empresas de materiais de síntese, estes esclareceram que o custo do aluguel do stand representa somente 25% das despesas, os outros 75% seriam a decoração e hospedagem do pessoal, gasto este que não vai para os cofres da SBOT.
Disseram ainda que estariam dispostos a pagar mais pelo aluguel, caso o CBOT fosse bianual, pois, estariam economizando com os gastos maiores que hoje representam os 75% aproximadamente. Nossas despesas de inscrição e hospedagem para o CBOT ocorreriam a cada 2 (dois) anos, portanto, mais médicos participariam. Dito isso, lança-se a pergunta: será que temos produção científica suficiente para o CBOT todo ano?
|