ELEIÇÃO a cada 2 (dois) anos
Atualmente, temos um sistema nada funcional na nossa metodologia de Eleição. O fato de uma chapa assumir somente 2 (dois) anos após seu triunfo é bastante impraticável.
No período de 24 meses, as pessoas mudam seus interesses e entusiasmos. Nem sempre porque estavam certas ou erradas, mas, em alguns casos, devido a fatores Econômicos, fatores externos, familiares, entre outros.
Com o atual formato, defendido por alguns, cria-se uma cilada para a execução de mudanças significativas. No caso de uma Gestão de oposição, esta deve vencer por 3 (três) votações consecutivas para, assim, demonstrar as mudanças propostas.
Embora respeitemos a atual metodologia, onde o Presidente eleito já participa das reuniões mesmo antes de assumir, acredito que o sistema clássico adotado por todos os comitês é muito mais democrático e exequível à chapa eleita.
Além disso, penso que é impossível fazer uma boa gestão em apenas um ano. O atual sistema de troca de Diretoria a cada ano ocorreu de forma Política para agradar o grande número de pretendentes à Presidência da SBOT. Assim, com o simples objetivo de enriquecimento de curriculum.
Atualmente, existe uma fila de pretendentes à Presidência da nossa sociedade. Cada um nesta linha aguardando a sua tão esperada vez independente do mérito. Como uma das minhas primeiras ações, pretendo propor em Assembleia a eleição a cada 2 (dois) anos. Em nenhuma das 13 (treze) Sociedades de sub especialidade da Ortopedia, o grupo eleito é para 1 (um) ano, todas adotam o período de 2 (dois) anos com posse imediata.
|